Filosofia

Missão

Nossa missão como instituição educacional é desenvolver a formação integral dos alunos, tendo como princípios os valores morais e éticos, com objetivo de construir um cidadão autônomo e responsável para inserir-se na sociedade de forma crítica e reflexiva. Do mesmo modo, faz parte da missão assegurar aos beneficiários um serviço adequado, combinando competência e boas relações humanas. E continuar a construir uma escola democrática que inclui a família e a comunidade local, garantindo desse modo um alto grau de satisfação de toda sociedade.


Visão

Continuar a realizar nosso trabalho com competência, respeitando os alunos em suas capacidades intelectuais, acreditando nas possibilidades de sua aprendizagem.

Ser sempre uma escola onde construímos um cidadão íntegro, autônomo e solidário, educando-o assim para vida em sociedade e almejando dar base para o surgimento de um profissional que, além da excelência técnica, saiba lidar com o humano.

Seguir construindo uma escola democrática em que a família e a comunidade dialoguem com a gestão e participem de atividades, festividades e comemorações, fazendo do espaço escolar um campo de inter-relacionamento cultural, saber e conhecimento de mundo.


Valores

Buscamos filosoficamente contemplar princípios e valores que integrem o conhecimento em suas inúmeras dimensões. Acreditamos que esse conjunto propicia aos educandos a formação de um cidadão livre de preconceitos, ético, amoroso, sensível, responsável, solidário, justo e humano. Para promover estas proposições, desenvolvemos hábitos, posturas e atitudes que exercitem ações cidadãs na escola - que, além de um lugar de aprendizagens de conteúdos, é essencialmente um espaço político e democrático.



Preceitos da prática pedagógica

  • Ética: trabalhamos com comprometimento, responsabilidade, seriedade e respeito em todas as nossas ações.
  • Estética: valorizamos as diversas expressões artísticas e culturais e todas as formas estéticas do conhecimento, incentivando-as por meio de atividades extraclasses. Desta maneira, propiciamos aos alunos o autoconhecimento e a capacidade de se expressar.
  • Pluralismo: respeitamos o pensar de cada indivíduo, independentemente da situação sociocultural, acolhendo ideias e contribuindo para o relacionamento e aprendizado democrático.
  • Criatividade: apoiamos a construção da criatividade e a inovação do pensar do sujeito, valorizando suas ações nas atividades propostas pela escola ou pela iniciativa individual.
  • Autonomia: incentivamos a autonomia do aluno, proporcionando que ele seja produtor e construtor do próprio conhecimento.
  • Solidariedade: efetivamos a prática da solidariedade com o intuito de favorecer a equidade e melhorar as relações humanas no recinto escolar.
  • Paz: propomos a cultura da paz para nossos alunos, objetivando a convivência harmoniosa entre os cidadãos.
  • Particularidade: valorizamos e respeitamos o sujeito em suas características particulares, sejam elas intelectuais, sociais, físicas, sexuais e de gênero.