Segmentos

Proposta Pedagógica

 

Para respaldar os fundamentos do projeto, baseamos nossa prática pedagógica nas concepções do biólogo, filósofo, epistemólogo, psicólogo e educador suíço Jean Piaget. Seguindo este pensador, acreditamos que a ação construtivista nos leva a estabelecer um elo entre “sujeito” e “objeto de conhecimento”. Ou seja, entendemos que as/os estudantes participam ativamente do próprio aprendizado mediante as experimentações, as pesquisas grupal e individual, os estímulos, as dúvidas, os erros e o desenvolvimento do raciocínio. Assim, cabe ao professor o papel de orientador, estimulador, facilitador, mediador, estrategista e interventor do processo de ensino-aprendizagem. Em suma, o professor deve criar situações de aprendizagens, possibilitando o desenvolvimento e o progresso do estudante.    

 

Educação Infantil

 

Maternal, Jardim 1 e Jardim 2 - atende a crianças de 2 a 5 anos

 

A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes para o desenvolvimento do sujeito, pois constrói as bases psicológica, física, emocional e intelectual. A criança nesta faixa etária desenvolve o próprio conhecimento a partir da socialização e interação com o meio que a cerca (escola, família, etc.) e aprende também por intermédio de estímulos que lhes são dados.

 

Então, cabem aos profissionais de Educação Infantil as ações que agucem e proporcionem ambientes acolhedores para a inserção da aprendizagem. E, neste processo, recorrer a um ambiente lúdico - repleto de cores, desenhos, brincadeiras, brinquedos, músicas, danças, contações de histórias, experimentações concretas e muito movimento em sala - propicia o desenvolvimento das coordenações motoras, percepções dos sentidos (auditiva e visual) e os laços afetivos e sociais para que posteriormente as crianças sejam inseridas no mundo letrado.

 

A escrita também transcorre de forma significativa nesta fase, respeitando o tempo da criança e a respectiva autonomia na grafia.

 

Ensino Fundamental

 

1º ao 9º ano - atende a crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos

 

Neste nível de ensino, comportamos crianças e adolescentes de faixas etárias cujo desenvolvimento está marcado por interesses próprios, relacionados aos aspectos emocional, físico, social, cultural, histórico, cognitivo e de experiências, em constante interação. Então, temos aqui como objetivos a abstração conceitual, o aprendizado e o reforço da leitura e escrita, assim como o desenvolvimento do raciocínio lógico.

 

Ainda neste nível, os alunos têm mais facilidade de se relacionar e interagir em espaços públicos. É um período em que, portanto, também se intensifica a aprendizagem das normas da conduta social, com ênfase nas diversas habilidades que facilitarão os processos de ensino-aprendizagem.

 

Ensino Médio

 

Atende adolescentes de 15 a 17 anos

 

O IAE prepara os adolescentes para metas ainda maiores. Aqui, aprimoramos a formação cidadã e reforçamos os conhecimentos para que os estudantes superem desafios futuros, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os vestibulares e até o mercado de trabalho. O programa dessa fase compreende ainda o desenvolvimento de habilidades para enfrentar as olimpíadas de conhecimentos (Matemática, Linguística, dentre outras). E, indo além das disciplinas de sala de aula, valorizamos a participação em atividades extras.