Sobre nós

Instituto Albert Einstein

O Instituto Albert Einstein está registrado na história de Santa Cruz do Capibaribe desde fevereiro de 1998. O IAE nasceu do amor de um casal pelo ensino. Maria Lúcia do Nascimento e José Nivaldo Pereira criaram, para o município e região, uma oportunidade diferenciada a quem busca educação para os filhos em outras localidades do Agreste pernambucano.

Desde o início, José Nivaldo Pereira e Maria Lúcia do Nascimento embasaram o trabalho em ações que despertam valores necessários à vida em sociedade, principalmente nos dias atuais. A escola promove diariamente conceitos como justiça, honestidade, ética, solidariedade, fraternidade, igualdade e humanidade. Também assume o papel de contribuir para a construção do cidadão santa-cruzense. E, fundamentalmente, o IAE tem o dever primeiro de desenvolver capacidades intelectuais. Assim, é nosso objetivo despertar nos estudantes a autonomia, o empreendedorismo e a aptidão para tomar decisões e vencer os desafios da vida, além de avivar a confiança nas capacidades e potencialidades individuais e coletivas dos estudantes.

Método construtivista

O Instituto Albert Einstein utiliza o método construtivista, cujas ideias são inspiradas no trabalho do biólogo suíço Jean Piaget (1896-1930). Os principais conceitos do estudioso trazem abordagens sobre a performance da inteligência, a constituição do sujeito e a construção deste ser quando se relaciona com o meio onde está.

De tal modo, entendemos que as estruturas da cognição - ou seja, do processo do conhecimento - não nascem completas e devem ser estimuladas por uma equipe capacitada e humanizada.

O nome

Albert Einstein sintetiza todo o trabalho dedicado ao ensino e à sociedade - além de importante cientista, o alemão era pacifista e humanista. Outro fator que contribuiu para a escolha desse nome partiu do próprio José Nivaldo Pereira.

Apaixonado pela física, o professor conhecia bem a história de Albert Einstein e fez questão de prestá-lo esta homenagem. Segundo ele, o cientista foi considerado um cidadão do mundo e desenvolveu teorias imprescindíveis para o avanço da ciência e da humanidade, em especial a teoria da relatividade.